O que é Bitcoin, onde comprar e onde guardar com segurança

O que é Bitcoin, onde comprar e onde guardar com segurança

Bitcoin é uma moeda digital que pode ser usada como meio de pagamento de uma forma completamente inovadora. Os Bitcoins são controlados por uma rede peer-to-peer sem depender de bancos centrais e já é um mercado de bilhões de dólares.

O termo Peer-to-peer é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

Bitcoin é a moeda digital, e esta moeda não sai da boca do povo, de todo o mundo. Jornais, revistas, sites TVs e rádios só falam nisso. Até no minha pelada de fim de semana o pessoal só fala em Bitcoin.

O Bitcoin está revolucionando o comércio local e online das pessoas e claro, a maneira de como investimos dinheiro.

Há muitas vantagens em se usar Bitcoin. A tecnologia Bitcoin proporciona uma moeda digital prática e segura, qualquer pessoa pode comprar e vender produtos usando Bitcoin.

Qualquer pessoa pode enviar Bitcoin para outra pessoa de qualquer lugar e a qualquer momento. Seja pelo celular, tablete ou computador.

É uma moeda descentralizada. Isso quer dizer que não há bancos, agências governamentais ou terceiros envolvidos.

Você controla seus próprios recursos.

É fácil comprar Bitcoin pode levar minutos. A maior parte das pessoas acredita que o Bitcoin é mais complicado do que realmente é.

Na verdade, você pode adquirir Bitcoin facilmente, através de uma compra online com seu cartão de débito ou crédito.

Como comprar Bitcoins no Brasil?

Há três formas de adquirir Bitcoin no Brasil.

A primeira é comprar Bitcoin. A segunda é receber Bitcoin de alguém, seja por um pagamento de algum serviço ou produto vendido por você. A outra maneira é minerando Bitcoin.

1 – Comprar – onde comprar Bitcoin e altcoins

Começar a investir em criptomoedas não é difícil como muitos acreditam. Há basicamente duas maneiras já bem populares de comprar BTC e altcoins com segurança. E também uma outra forma que é relativamente comum no primeiro mundo, porém uma raridade aqui no Brasil. Logo abaixo você vai descobrir quais são.

> Exchanges

As corretoras especializadas em criptomoedas são meios seguros de adquirir as suas moedas digitais. Elas exigem um cadastro mais detalhado para provar que você é quem diz ser, mas nada muito complicado, é preciso apenas preencher alguns dados, enviar uma foto segurando a sua identidade e aguardar a liberação da sua conta.

No Brasil, as corretoras mais famosas são Braziliex e Mercado Bitcoin. Tenho um tutorial criado no site explicando como fazer um cadastro nestas duas corretoras brasileiras.

Obs: Nestas duas corretoras brasileiras você poderá depositar dinheiro e comprar Bitcoin e altcoins.

Se você quer investir ou fazer trading em altcoins que não estão disponíveis nas exchanges nacionais citadas acima, uma ótima opção é operar na Binance, corretora que eu mesmo utilizo e é a que todos os outros traders do mundo e do Brazil utilizam para negociar.

> P2P

O P2P significa Peer to Peer, ou transação entre pares (pessoas). Esse método pode não parecer tão seguro quanto comprar de empresas já consolidadas no mercado, mas se houver boas referências do vendedor, pode ser uma alternativa interessante.

As transferências entre usuários podem ser muito mais rápidas e também têm a vantagem de não passarem por nenhuma burocracia.

> Caixas eletrônicos

Essa forma de comprar e vender BTC é bastante prática e funciona como um caixa eletrônico convencional.

No Brasil há pouquíssimas unidades dessas máquinas, mas a tendência é que elas se tornem mais comuns nos próximos anos.

2 – Receber Bitcoin

Milhares de pessoas e lojas de todo o mundo já aceitam Bitcoins como forma de pagamento barata, rápida e segura.

Veja neste site https://coinmap.org/ os locais pelo Brasil e mundo que já usam o Bitcoin como meio de pagamento e recebimento.

3 – Minerar Bitcoin

Consiste em disponibilizar computadores para manter a rede que controla a moeda ativa e ser remunerado com Bitcoin.

O principal propósito da mineração é manter o funcionamento da estrutura descentralizada da moeda, o Blockchain.

Carteiras (wallets) – guarde seus Bitcoins com segurança

Adquira uma carteira (wallet), agora mesmo. Uma wallet é um local para manter seu Bitcoin com segurança até você usá-los novamente.

Veja abaixo uma lista de opções / tipos de carteiras para amazenar BTC (Bitcoin) e outras moedas alternativas.

Tipos de carteiras para armazenar BTC

Após comprar os seus primeiros Bitcoins ou frações da moeda – chamadas de satoshis – é preciso definir onde serão armazenadas.

Há diversos tipos de carteira, cada uma delas possui características de acesso e níveis de segurança próprios.

Veja abaixo como funciona e descubra quais são as melhores opções.

> Desktop

A carteira desktop, como o próprio nome já indica, deve ser instalada no computador do usuário. Esse tipo de carteira – ou wallet, para quem gosta de inglês – tem a vantagem de funcionar sem conexão com métodos de armazenamento de terceiros.

Mas é preciso lembrar de que, mesmo você possuindo a chave privada, ainda corre o risco de ter o computador invadido e perder as suas criptomoedas.

> Móvel

As carteiras de BTC para celular são mais vantajosas para quem costuma fazer transações frequentes em criptomoedas ou para quem prefere a praticidade de controlar tudo por app.

Mas, como sempre há risco de perda ou roubo, é importante fazer backups de segurança.

> Online

Uma wallet baseada na web armazena a chave privada dos usuários em um servidor seguro e pode fornecer diversos meios de segurança, como a verificação de duas etapas. Porém, ainda assim, não é um meio no qual o investidor possui 100% de controle das suas moedas digitais.

Mesmo que você escolha uma carteira online consolidada no mercado, é preciso estar ciente do risco de indisponibilidade do sistema ou de ataques hacker.

> Hardware

Esse método de armazenamento de bitcoin é o preferido dos holders. Essas carteiras físicas são dispositivos semelhantes a um pen drive que possuem a chave privada sem necessidade de compartilhamento com servidores.

A grande vantagem dessas wallets é a alta segurança, porque é muito raro serem atingidas por ataques e vírus. A desvantagem é que são um pouco caras, custando em torno de 500 reais.

> Papel

Falar sobre armazenamento em papel no universo das moedas digitais pode parecer um pouco controverso.

Mas a verdade é que essas carteiras de criptomoedas podem ser uma ótima opção para quem precisa armazenar BTC com segurança e sem riscos de roubos por hacker.

A carteira de papel contém dois QR codes, um deles é a chave pública e outro a chave privada.

Você tem algum amigo interessado em investir em bitcoin? Compartilhe o artigo.

Por | Website

Administrador, apaixonado pela profissão trader, mercado financeiro, futebol, corridas de cavalos e um entusiasta do Blockchain e Bitcoin.

Entre para nossa lista de emails e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Seus dados estão seguros!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Escreva o que você pensa

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!